Quem passou pela Academia da Saúde de Jardim Maranguape, em Paulista, na manhã desta sexta-feira (08.04), teve a oportunidade de conferir um dia dedicado à saúde e ao bem- estar. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com atividades físicas, aferição da pressão, teste de glicemia, limpeza de pele e mamografia. Além desses serviços, as pessoas puderam dar entrada no cartão do SUS.

Logo cedo, às 7h, os idosos do programa Saúde em Movimento participaram de um aulão de ginástica. Durante o evento, cerca de 20 pessoas mostraram que têm alegria e fôlego de sobra. A professora de Artes Maria da Conceição dos Santos, de 57 anos. Frequentadora da Academia da Saúde do bairro. Aproveitou para fazer mamografia e teste de glicemia. “Sempre cuido da minha saúde. Só vivia doente em casa. Através dos exercícios físicos passei a sentir mais disposição e tenho mais alegria de viver”, ressaltou.

Outra que não perdeu a oportunidade foi a professora aposentada Marineusa Lima, de 62 anos. Além de fazer exame de mamografia também participou da aula de ginástica. “ Os professores da Academia da Saúde são competentes. Estou me sentindo bem melhor fisicamente”.

De acordo com o coordenador da Saúde do Idoso, Valdir Santos, as atividades do programa Saúde em Movimento procuram chamar à atenção das comunidades sobre a importância dos exercícios físicos para a  terceira idade. “ A nossa gestão tem um olhar diferenciado em relação aos idosos. Com isso buscamos trabalhar a autoestima e oferecer mais qualidade de vida”, concluiu.

O programa Saúde em Movimento é voltado às pessoas que já atingiram os 60 anos de idade. O serviço conta com 26 polos em diversas localidades do município. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas, das 6h às 7h. Cerca de 2,5 mil pessoas participam da programação.

Fonte: Prefeitura do Paulista