O Por Dentro com Cardinot flagrou ônibus lotados no Recife e em Paulista, indo contra o Decreto Estadual que instituiu lockdown

Ônibus circulam lotados no Grande Recife - Foto: Reprodução/TV Jornal

Conforme Decreto Estadual que instituiu lockdown (quarentena mais severa) em cinco cidades do Grande Recife desde o dia 16, o transporte público deve rodar apenas com passageiros sentados para evitar aglomerações. No entanto, a reportagem do Por Dentro com Cardinot encontrou uma realidade bem diferente. Na área central do Recife e no Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, os coletivos rodavam lotados na manhã desta quinta-feira (28) apesar do decreto que visa combater o avanço da pandemia do novo coronavírus. Além da aglomeração, os passageiros e rodoviários reclamam da sujeira nos coletivos e da falta de água nas pias, importantes para a higienização das mãos.

Resposta
O Grande Recife Consórcio informou que tem conhecimento da situação das linhas de Itamaracá e que já destacou uma equipe de fiscalização para acompanhar a saída destes ônibus. Já sobre os coletivos lotados durante o percurso, o Consórcio acrescentou que publicou uma portaria que determina que os ônibus só poderão circular com os passageiros sentados. A normativa autoriza o motorista, durante a viagem, a não parar para embarque de usuário, quando no percurso o ônibus esteja com sua capacidade máxima.

Fonte: TV Jornal